Existe algum valor fixo que traga resultados para começar a investir em Google Ads? Claramente a resposta é não, pois tudo vai depender do objetivo para poder criar as estratégias.
Esta é uma dúvida muito comum para todos que querem começar a divulgar o seu negócio por meio do Google Ads. Mas muita gente acaba investindo de forma errada, por não saber configurar corretamente as campanhas e anúncios para redes de pesquisa, queimando muitas vezes a verba de comunicação sem obter o resultado desejado.
Para poder estimar um valor inicial para um bom retorno será necessário identificar o objetivo da sua empresa e a que público será destinado os seus anúncios. Para isto, vamos precisar identificar se suas campanhas atingirão o público B2B ou B2C, independente do segmento de atuação.
Para sermos mais assertivos com as campanhas precisamos iniciar com investimentos baseados na taxa de conversão. O primeiro passo a definir é quantos clientes você quer gerar com a sua campanha. Existem cálculos que podemos fazer para criar uma projeção do valor do investimento para poder calcular posteriormente o ROI da campanha, que significa o retorno do seu investimento.
Então para poder iniciar o objetivo da campanha é preciso saber se visam uma conversão direta, que promova vendas, ou se representam conversão indireta, por meio de captura de leads, ou seja, que coletam dados das pessoas por meio de formulários de nome, email, etc. Os leads representam potenciais clientes que possam a vir comprar de você, pois já demonstram algum interesse pelo fato de ter preenchido seus dados em troca do que você está oferecendo, seja em uma isca digital, como e-book, minicursos online ou para se beneficiar de algum conteúdo ou contato.
Para ser mais assertivo com o valor de investimento, no caso das vendas indiretas, como no caso das landing pages, é preciso saber qual a sua taxa de conversão, para o qual o usuário está sendo direcionado no pós-clique. Com o percentual de pessoas que convertem na página, então já é hora de descobrir a taxa de conversão desses leads em oportunidades. Por sua vez, oportunidade é um contato que possui características promissoras para comprar seu produto ou que pelo menos demonstre estar bem próximo do momento de poder comprar.
O próximo e último passo é identificar as conversões de oportunidades em clientes. Em outras palavras, é geralmente quando o lead se torna uma oportunidade que a equipe de vendas entra em contato com esta pessoa para tentar fechar negócio, por isso não basta só uma boa campanha de vendas, mas sim uma equipe bem preparada para converter esta oportunidade em cliente.
Chegou a hora de fazer o cálculo reverso para saber quantas pessoas levar até sua página de conversão para poder fechar estas vendas. Sendo assim, somam-se todas as vendas provenientes da campanha realizada e subtraem-se todos os custos da mesma, como por exemplo, os links patrocinados.
Como fazer o cálculo reverso?
Vamos supor que o objetivo seja atrair 50 clientes para o meu negócio. Segundo dados de estatística, a taxa de conversão de Leads é de 25%, enquanto que a taxa de conversão de Leads em oportunidades é de 30%, que por final a taxa de conversão de oportunidade em clientes é de 34%. Para calcular quantos visitantes são necessários atrair, basta aplicar na fórmula abaixo:
VISITANTES (TX DE CONV. LP x TX CONV. OPORTUNIDADES x TX CONV. CLIENTES) = Nº DE CLIENTES DESEJADOS.
Portanto vamos substituir os valores na fórmula:
VISITANTES (0,25 X 0,30 X 0,34) = 50
0,0255 VISITANTES = 50
VISITANTES = 50 / 0,0255
VISITANTES = 1.960
Conforme as taxas de conversão da Landing Page, a cada 1.960 visitantes teremos 490 Leads. A cada 490 Leads, teremos 182 oportunidades. A cada 182 oportunidades, teremos 50 clientes, alcançando assim, a minha meta de vendas.
Agora que sabemos quantas visitas precisamos atrair para a Landing Page, sabemos também quantos cliques em meus anúncios serão necessários, sabendo que cada clique gera uma visita. O próximo passo então é selecionar as palavras-chave que iremos comprar utilizando o Planejador de Palavras Chave do Google Ads. A média simples dos valores das palavras-chave fornecido pela ferramenta multiplicada pelo número de cliques necessários já é suficiente.
Com a média ponderada das palavras-chave, agora sim podemos multiplicar pelo número de cliques necessários para obter o quanto precisamos investir. Muitos profissionais de marketing digital fazem campanhas com baixo valor inicial, apenas para descobrir algumas métricas, como por exemplo o valor do clique (CPC). Após ter esses valores definidos, fica mais fácil poder calcular e criar uma projeção mais assertiva de quanto é preciso investir.
Para concluir, fica então a dica, que antes de qualquer coisa é preciso definir o objetivo da sua campanha e saber quantos clientes deseja atrair para sua empresa. Depois faça o cálculo com base na fórmula que mencionei acima e poderá então fazer o seu investimento. Ao final da campanha, calcule o ROI, que é o retorno do seu investimento e depois basta escalar os valores para ir crescendo cada vez mais a sua base de investimentos.
Por Wagner Ribeiro