Sempre que fazemos algo, seja uma campanha, ou uma peça, ou um site, é comum escutarmos dos clientes “Nossa que incrível, não sei como vocês conseguem pensar nessas coisas, como criam do zero, eu nunca conseguiria fazer isso!”.
Pode parecer que a ideia simplesmente surge do nada, mas seria muito fácil se fosse assim! Para chegar na grande ideia passamos pelos caminhos do Processo Criativo, mas antes de falar das etapas é preciso entender o que é criatividade.
É geralmente definida assim “Capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas”. Ou para nós da agência, posso dizer que é a capacidade de resolver um problema. Nós como seres humanos, usamos a criatividade muitas vezes sem perceber, é na receita que mudamos pra deixar do nosso gosto, é a organização dos moveis para ficar mais funcional e prático, é na brincadeira para entreter uma criança, no caminho de volta pra casa para fugir do trânsito,e vários outros.
Criatividade é simplesmente conectar as coisas, como já dizia Steve Jobs! Então pensando nessas relações complicadas que envolvem a imaginação, chegamos as etapas do Processo Criativo que nos auxiliam na chegada da ideia, são elas:
Identificação: aqui é importante conhecer o problema, saber detalhes, levantar dúvidas e olhar novas opções. Na agência, costuma ser na reunião de Briefing com o cliente, onde tentamos conhecê-lo ao máximo.
Preparação: agora que já conhecemos o problema, começa a coleta de dados, pesquisas e mais pesquisas relacionadas ao tema, o que os concorrentes estão fazendo, o comportamento do público-alvo. Aqui surgem muitas perguntas do tipo: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por que? Ufa! sim é exaustivo, mas depois de tanta pesquisa somos levados para a próxima etapa.
Incubação: acontece inconscientemente, pesquisamos e pesquisamos, chega uma hora que a nossa mente não absorve mais nada, está completamente cheia e viajando nas informações que temos. É hora de sair da frente do computador e ir descansar, qualquer coisa que te tire dali! Uma caminhada, um cinema, um bar com os amigo, vale tudo!
Aquecimento: depois do momento descontração, geralmente voltamos mais focados e já com algumas soluções mais elaboradas na cabeça para a resolver o problema apresentado pelo cliente.
Iluminação: se fossemos um desenho animado, aqui seria a hora que surge a lâmpada em cima de nossas cabeças. É o momento Eureka! Acaba a angústia das fases anteriores, temos a ideia que pode resolver o problema aparecendo pela primeira vez.
Elaboração: aqui colocamos a mão na massa e fazemos a ideia acontecer, é a hora que a criação, por exemplo, entra em ação dando vida, cor e forma ao projeto.
Verificação: trata-se do teste da ideia ou hipótese construída. Essa fase pode levar alguns dias, meses ou até anos para ser concluída, isso vai depender do problema que foi apresentado lá no início.
Viu como não é fácil chegar na grande ideia!? As etapas que foram apresentadas são guias que nos auxiliam no processo, que às vezes é rápido levando apenas algumas horas, mas que também podem levar dias. Podemos repetir etapas, quantas vezes aqui na agência saímos do momento incubação e voltamos para a preparação, porque a quantidade de pesquisa não foi suficiente!
Você pode estar se perguntando, mas por que passar por tudo isso? O Processo Criativo é fundamental para pensarmos fora da caixa, com ele conseguimos olhar o problema por vários ângulos e consequentemente pensar em soluções olhando exatamente esses lados que normalmente não olharíamos, pois estaríamos muito focados no lado que nos foi apresentado.
Mostrando assim detalhado e explicado parece ser complicado e extenso, mas tenho certeza que você já passou por elas sem saber! Nosso dia a dia é cheio de grandes e pequenos problemas, onde somos desafiados a encontrar soluções, sejam elas criativas ou não, o que importa é que passamos por essas etapas automaticamente.
É importante ressaltar aqui, a importância das informações que colhemos na primeira etapa, pois como pudemos ver é a partir delas que todo o processo vai se desenvolver. Então, cliente, quando nós agência, te pedimos para preencher o briefing, que pedimos referências, não é só um documento que ficará guardado sem utilidade, será ele um dos elementos principais para a sua grande ideia!
Se você curtiu esse texto, te faço um convite, conta pra gente: Você cumpre todas as etapas? Qual é a mais complicada pra você?