Antes de explicar o porquê é preciso definir um arquétipo, é importante entender o que é e como se aplica no seu negócio.
O que é arquétipo de marca?
O arquétipo de marca são conjuntos de padrões de personalidade, valores, visão de mundo real e crenças de uma organização, este significado pode ter várias interpretações diferentes, dependendo da área de conhecimento e segmento aplicado.
Quando o criador deste termo arquétipo de marca foi criado, psicólogo suíço Carl Jung, também fundador da psicologia analítica internacional, teve inclusive, reconhecimento mundial das grandes Universidades em todo mundo, citou que os arquétipos são imagens que consideramos importantes e de grande presença em nossas mentes, e que podem contribuir e explicar fatos históricos vivenciados por outras gerações.
Ainda confuso? Veja alguns exemplos para melhor entendimento.
O que vem a sua mente quando falamos da Madre Teresa de Calcutá? Pensou em bondade? Se sim, é provável que seu pensamento foi atrelado de alguma forma histórica, ao que a maioria está dizendo ou comentando a respeito. Na história de Madre Teresa, nem tudo foi baseado em bondade e ações de graça, e existem vertentes que negativam a sua bondade plena, mas por causa do bom marketing em volta de sua história, ou o arquétipo primário apresentado, enaltece o que a maioria pensa: uma mulher que praticava em excesso a bondade!
Portanto, podemos dizer que ela é um exemplo de arquétipo de bondade.
Mais um exemplo simples e usual em todas as culturas no mundo, na sua grande maioria: a figura do cachorro, é bem óbvia em nossos pensamentos. Qual o pensamento que lhe vem à cabeça ao pensar em um cachorro? Grande maioria avassaladora, pensa que ele é o melhor amigo do homem, animal mais fiel que todos os outros, prestativo e companheiro. Mesmo que por outro lado, existem ideais radicais que são extremamente contra este argumento, que consideram o melhor amigo do homem, o próprio homem, em grandes análises controversas.
Mas o fator importante deste exemplo, é que surge em nossa cabeça, automaticamente, que o cachorro é o melhor amigo do homem. Isso é um arquétipo! Sem explicação, mas muito provavelmente, fomos influenciados inconscientemente, por causa dos “martelados” anúncios nas décadas passadas, com filmes, novelas, programas, TV, rádios, mídias em geral, calcificou este arquétipo em nossas mentes. Além claro, da convivência e experiências de vida contribuírem para este argumento.
Os 12 arquétipos conhecidos são:
- FORA DA LEI
- BOBO DA CORTE
- AMANTE
- PRESTATIVO
- CARA COMUM
- INOCENTE
- GOVERNANTE
- SÁBIO
- MÁGICO
- HERÓI
- CRIADOR
- EXPLORADOR
Alguns especialistas dão outros nomes, você poderá encontrar similaridades como exemplo: BOBO DA CORTE, pode ser chamado de COMEDIANTE, assim como SÁBIO, chamado de GUIA, porém, ambos têm a mesma característica e aplicabilidade.
Como aplicar no seu negócio?
É preciso que uma agência especializada realize um planejamento de marketing estratégico, para ter mais assertividade nas ações e na forma de abordagem com o seu público-alvo e personas definidas no decorrer do planejamento. O trabalho de pesquisa, análises e estratégias de marketing devem ser realizadas para dar fundamentação na definição e aplicação dos arquétipos. Sem um serviço de profissionais e especialistas, o empresário pode errar na abordagem de valor com o público e não obter os resultados esperados.
Por que definir um arquétipo é importante?
Todo empresário almeja alcançar o seu público-alvo de forma impactante, mas a maioria avassaladora não sabe como fazer, pelo contrário, utilizam-se de informações soltas na internet ou fórmulas “prontas” e tentam aplicar sozinho, de forma amadora, ou com equipe inexperiente e sem orientação profissional, ou talvez, conforme suas condições financeiras.
Nossa grande preocupação é saber que a mentalidade do empresário brasileiro, em algumas regiões do país, ainda está contaminada com o que se dizia nas décadas passadas, “deixa que o marketing, eu faço!”. Infelizmente, com a disponibilidade de informações que a internet nos proporciona, muitos empresários brasileiros pensam ser “marketeiros”, e vulgarizam, ou não respeitam de forma apropriada a profissão de marketing no Brasil. Nosso país ainda está em desenvolvimento neste sentido e estamos avançando, mas ainda temos muito desse pensamento em nosso meio empresarial.
Enquanto nos países de primeiro mundo, um empresário ou investidor ao abrir um negócio, estrutura sua empresa com o administrativo | marketing | financeiro | comercial | contábil e demais áreas. No Brasil a estrutura considerada ideal é o administrativo | financeiro | contábil | comercial.
Dito isso, a agência Mk7 tenta esclarecer que precisamos avançar nas ideias e na maneira como pensamos. O empreendedorismo moderno exige excelência de profissionais e especialistas de marketing e publicidade, profissionais esses que são encontrados em uma agência especializada. Vale lembrar, que qualquer empresa que deseja ter uma área de marketing exclusiva em seu negócio, terá um investimento com folha de pagamento e plataformas de marketing digital muito superior, do que contratar uma agência de Marketing e Publicidade. O melhor a se fazer é contratar uma agência que tenha experiência, profissionais capacitados, certificados, treinamentos constantes, parcerias de empresas multinacionais e que principalmente, trabalhe ALÉM DA FÓRMULA usual do mercado.
No que podemos contribuir
Com base na experiência adquirida nos últimos anos, a agência Mk7 viabiliza gestão e estratégia exemplar para alcançar resultados expressivos e de grande impacto para seus clientes, conforme já citado em alguns serviços em nosso site. Uma fase do nosso Planejamento de Marketing Estratégico que consideramos, ponto principal para qualquer ação, antes de definir estratégias de marketing e publicidade, é a atividade de definição de arquétipo da marca, por isso, sua importância. U
m arquétipo bem definido, dá valor ao serviço ou produto do seu negócio, facilitando a lembrança do seu público-alvo, causando ações de compra ou venda. Poder de persuasão com o uso de mensagens subliminares ou diretas, com estímulos sutis e causando grande impacto. O foco principal de todo arquétipo é gerar emoções, atendendo as necessidades humanas do seu público, fazendo-o um fiel utilizador de sua marca e até um divulgador. Exemplo: Applemaníaco – por mais que sejam caros seus produtos, existem fãs que não somente pagam por eles, mas o defendem com unhas e dentes.
Para saber mais, veja o vídeo institucional da agência Mk7 – Comunicação além da fórmula.