O sonho de todo empresário é ver o seu negócio ser encontrado pelos seus potenciais clientes, de forma que tenha um mínimo de custo possível para a fase de prospecção. Seria ótimo ouvir o telefone da empresa tocando sem parar, com clientes desesperados para comprar o seu produto ou serviço, porém infelizmente não é bem assim que as coisas acontecem na prática.
Então com a expectativa destas empresas serem encontradas nas páginas de busca do Google, virou uma alternativa bastante interessante e atraente para as empresas investirem em anúncios para serem encontradas nas primeiras páginas da pesquisa. O problema é que muitos se frustram porque acabam não tendo retorno desejado e isso ocorre por uma série de fatores. Entre eles podemos destacar a falta de conhecimento da segmentação do seu mercado para o público correto; a falta de conhecimento do gerenciamento própria ferramenta, que é o caso das empresas que pagam sem um intermédio de uma agência ou profissional especialista em marketing digital; o valor investido é pouco em relação ao alcance que precisa ter para atingir o seu público em todo o período da campanha e em muitos casos, tiveram uma campanha bem sucedida mas não estavam preparados para receber um grande número de clientes.
Frustrados, começam a enxergar o Google Ads como um gasto que a empresa precisa ter para se manter nas páginas de pesquisa e este é o maior equívoco que os empresários podem cometer. O correto é enxergar o Google como um investimento, onde este orçamento direcionado para os anúncios possam retornar com lucratividade, aumentando o faturamento da empresa por ser encontrados por seus clientes nas páginas de busca.
Estes investimentos feitos corretamente, por intermédio de uma agência capacitada em Marketing Digital, podem ser tão promissor e até mais positivo que a bolsa de valores, tendo em vista que o ROI (Retorno sobre o Investimento) pode ser maior em um menor espaço de tempo investido. Não é por menos que as grandes empresas estão cada vez mais dominando estes investimentos, por causa do custo benefício que traz esse tipo de negócio.
Ainda assim, algumas empresas mesmo tendo o retorno do investimento e tendo consciência de que é necessário ser encontrado nas páginas do Google, ainda enxerga esta prática como gasto.
Então qual é a diferença entre gasto e investimento?
Gastos estão sempre relacionados à compra de algo, ou seja, bens e serviços adquiridos, como matéria-prima fornecedores, mão de obra, despesas de custo fixo ou variável, máquinas e infraestrutura.
Os investimentos são aplicações de recursos que têm como principal objetivo gerar um retorno lucrativo no futuro. ou seja, eles são essenciais para fazer uma empresa crescer e se desenvolver a médio e longo prazo. Está relacionado a todo o dinheiro direcionado com a intenção de aumentar as vendas e, consequentemente, os ganhos de um negócio.
Sua empresa está preparada para investir no Google?
Agora que foi esclarecido diferenciar gasto de investimento, vale lembrar que ações bem sucedidas de marketing digital devem estar alinhadas com toda a parte operacional das empresas que estão investindo, pois seus investimentos podem virar gastos, a partir do momento em que é gerado tráfego de pessoas para seu estabelecimento e o mesmo não esteja apto para recepcionar este público da forma correta, fazendo com que estes possíveis clientes se transformem em potenciais propagandas negativas da sua empresa devido a insatisfação do seu atendimento, produto e/ou serviço oferecido. O que adianta a estratégia de divulgação ser bem sucedida se o cliente não conseguir converter o público em cliente? Certamente os investimentos se transformariam em gastos, devido ao desperdício de toda a campanha de marketing digital.