O multimilionário Bill Gates, CEO da Microsoft, disse a seguinte frase: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas. As que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.
As empresas que fazem apenas negócios off-line correm grande risco de entrar em falência nos próximos dois anos, caso não se adaptem à nova realidade dos negócios pela internet. Este é um fato em que o digital vem se mostrando cada vez mais real em uma velocidade assustadora.
A própria evolução da tecnologia vem se estruturando para ditar os novos negócios, a própria moeda física já está também sendo comercializada no modo digital e cada vez mais conseguimos operacionalizar nossas vidas por meio do nosso aparelho de celular. Se precisa pagar uma conta ou transferir um dinheiro, os serviços bancários já estão na palma da sua mão com os aplicativos do seu aparelho.
A velocidade da informação é instantânea e as diversas operações que exigem comunicação estão a apenas um clique de distância. O mais assustador é que quanto mais a tecnologia nos fazem economizar em tempo, mais corremos com a sensação da falta de tempo. Estamos nos adaptando a velocidade da informação e o mesmo se aplica a realidade das empresas de hoje.
Abra a porta do sucesso por meio do digital
As empresas multimilionárias da atualidade estão todas fazendo negócios de forma digital, pois são negócios escalonáveis, onde estão cada vez mais desenvolvendo um modelo de gestão que possa ser produzido ou reproduzido rapidamente, podendo crescer em grande escala sem perder tempo.
Os novos milionários já conseguem trabalhar de casa, sem pagar contas de escritórios e diversos outros custos fixos que demandam para seu funcionamento, reduzindo custos e colocando a tecnologia para fazer dinheiro no modo piloto automático. Enquanto isso, as empresas do modelo convencional off-line, estão cada vez mais obsoletas no mercado e tentando sobreviver em meio a esta contagem regressiva de falência, que será inevitável, se não adaptarem seus negócios e virarem a chave para o modo digital.
Este cenário da crise atual que adveio da china e atingiu o mundo inteiro com uma bomba pandêmica, serviu para acelerar o fracasso de muitas empresas que trabalhavam no modo off-line e mostrou que o cenário digital é o mais indicado para sobreviver ao cenário atual. Empresas estão se adaptando ao home office, as clínicas médicas estão se reinventando com a teleconsulta, as reuniões agora foram adaptadas para teleconferências e os produtos físicos começaram a ser entregues por meio de aplicativos.
O mundo está se adaptando ao formato digital e nós estamos apenas na vanguarda dos acontecimentos do futuro presente. A inteligência artificial e a robótica já estão a caminho para substituir a mão de obra humana, e as empresas que não se ajustarem, estarão apenas reforçando as palavras do Bill Gates e serão descartadas para fora dos negócios, assim como muitas outras já se foram.
Se sua empresa está vivendo este cenário e precisa virar a chave para o digital, nós temos a solução que pode ajudá-la a se reinventar para se adaptar ao novo modelo de negócios que movimenta centenas de bilhões de dólares diariamente pelo mundo.
Por Wagner Ribeiro